Desafios Contemporâneos à Teologia Adventista

Por: Valdeilson dos Santos Alves
24 de abril de 2024

O SALT-FAAMA realizou sua semana teológica com tema “Desafios Contemporâneos à Teologia Adventista”, tendo como palestrante o Pr. Dr. Elias Brasil, diretor do Biblical Research Institute (BRI),com sede nos Estados Unidos da América. O encontro ocorreu no auditório universitário John Lewis Brown.

Na ocasião,o diretor do BRI apresentou aos alunos do curso de Bacharelado em Teologia as principais responsabilidades e contribuições da equipe do BRI para a Igreja Adventista do Sétimo Dia ao redor do mundo e o desenvolvimento e aperfeiçoamento de sua teologia. Também abordou temáticas contemporâneas diversas no âmbito da Teologia, com destaque para as mais recentes ameaças ao adventismo, além de descrever como os futuros pastores podem se preparar para enfrentarem os diversos desafios teológicos que encontrarão no ministério.

Dr. Elias Brasil, diretor do BRI (Foto: NuCom)

Para o Dr. Elias Brasil, em virtude dos grandes desafios enfrentados pela Igreja na sociedade atual, e que estão afetando a comunidade dos crentes, bem como a compreensão doutrinária da Igreja em muitos casos e até mesmo a própria percepção de autoridade das Escrituras, essa oportunidade de abordar os desafios teológicos da Igreja no momento presente é extremamente relevante para pastores, futuros pastores e para os estudantes de teologia. Questionado sobre a razão para se prover o preparo para enfrentar esses desafios já no Seminário, o diretor do BRI acrescentou: “Nós não podemos esperar chegar lá para depois tentar resolver e entender os problemas, é preciso entender agora. Além do mais, é importante que os alunos tenham uma visão da Igreja global, nós não gostaríamos que os estudantes tivessem uma visão limitada da Igreja e do ministério. Queremos que eles entendam que são parte de um corpo de obreiros espalhados pelo mundo todo e que nós temos uma missão que é mundial, que é global”.

Entre os alunos, a percepção da importância desse preparo prévio também pode ser notada. Thalis Costa, aluno do quarto ano de Teologia, por exemplo, destaca  a relevância de três aspectos que foram pontuados pelo pastor Elias: o preparo pessoal vertical, onde o pastor precisa ser alguém que possua o domínio da Palavra; o preparo horizontal, com uma cosmovisão bíblica, aplicando o aprendizado obtido em sua jornada ministerial e por fim, o preparo social, aquele em que o pastor precisa estar inteirado com todos os temas relacionados à sociedade contemporânea.

Dr. Tiago Dias, Coordenador de Pesquisa do SALT-FAAMA e Dr. Elias Brasil, diretor do BRI. (Foto:NuCom)

Na visão do Pr. Tiago Dias, coordenador de Pesquisas do SALT-FAAMA, a Semana Teológica tem o objetivo de fortalecer ainda mais os componentes acadêmicos que são ministrados em sala de aula. Esse é um momento aguardado por todo estudante de teologia, pois nessas semanas recebemos estudiosos, das diferentes áreas e ênfases da Teologia. Tudo isso com a finalidade de colaborar cada vez mais com o ensino aprendizagem do SALT-FAAMA. Ele afirmou ainda que o assunto discutido nesta semana teológica é muito importante e pertinente para o momento atual em que vivemos, pois discorreu a respeito daquilo com que a liderança da Igreja Adventista do Sétimo Dia se preocupa, quais as crenças adventistas e como os ministros adventistas podem viver em coerência com a nossa profissão de fé.