Extensão

No Ensino Superior, a Extensão Universitária é entendida como atividade acadêmica indissociável do ensino e da pesquisa, assim como aspecto essencial no processo educativo, cultural e científico que viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade.

Diretivas de Extensão

Através da extensão universitária, o SALT-FAAMA busca concretizar o seu compromisso social, na medida em que a comunidade acadêmica extrapola os muros da instituição com vistas a tornar-se agente promotora de desenvolvimento local e regional, como parceira dos diferentes setores da sociedade. Os objetivos, programas e atividades de extensão do SALT-FAAMA encontram-se descritos em regulamento próprio.

Em atendimento ao que dispõe a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do CNE/MEC, especialmente nos artigos 3º e 4º, atividades de extensão foram incluídas no currículo do curso de Bacharelado em Teologia, e abrange parte dos componentes curriculares teórico-práticos e do eixo de formação complementar sendo aplicadas na forma de projetos, cursos e outras atividades previstas nas DCNs de Teologia, definidas no artigo 10, parágrafo 2º da Resolução nº 4 de 16 de setembro de 2016, do CNE/MEC.

Programas de Extensão disponíveis regularmente

Além dos programas de extensão desenvolvidos na forma de cursos de curta duração ou de projetos pontuais ao longo do semestre, alguns programas de extensão, incluindo atividades extensionistas incluídas nas práticas pastorais, são mantidos durante todo o semestre letivo.

ESCOLA DE LÍDERES HANS MAYR
Anteriormente conhecido como Clube de Líderes Hans Mayr, este projeto de extensão provê, aos alunos, capacitação para a liderança comunitária de novas gerações (juvenis, adolescentes e jovens) no âmbito das atividades dos Clubes de Aventureiros, dos Clubes de Desbravadores e do Ministério Jovem. Além das atividades teórico-práticas de formação específica dentro do ciclo curricular, projetos especiais são realizados com as comunidade e nas congregações onde os estudantes desenvolvem suas práticas pastorais e estágios. Está disponível para alunos regulares, suas esposas e noivas. A inscrição ocorre anualmente, no início do primeiro semestre. Os encontros formativos são quinzenais, e os projetos especiais seguem o calendário anual.

ESTUDOS EM TEOLOGIA
Voltado ao aperfeiçoamento de obreiros e funcionários das organizações da IASD, podendo incluir outros membros da IASD interessados e que tenham sido recomendados por suas congregações e organizações superiores, este programa de Educação Teológica por Extensão (ETE) é formado por quatro módulos, ofertados anualmente em julho. Cada módulo é composto por três a quatro componentes curriculares de 2 créditos de 15 horas cada, e um Simpósio Teológico ou Seminário Temático. As matrículas para cada módulo são abertas no meio do primeiro semestre. O programa funciona na forma de ciclo, e o aluno começa a partir do módulo ofertado por ocasião da primeira matrícula, seguindo os módulos seguintes até o termino do seu próprio ciclo.

LIDERANÇA ECLESIÁSTICA DA AFAM
Promovido pela Área Feminina da Associação Ministerial (AFAM) do SALT-FAAMA em parceria com a AFAM-UNB, AFAM-ANPa e AFAM-MPA, este curso de extensão acompanha os quatro anos da graduação em Teologia, num total de oito módulos. Ofertado principalmente às esposas, noivas e namoradas dos estudantes de Teologia, visa auxiliar no desenvolvimento pessoal, acadêmico e eclesiástico principalmente das esposas e futuras esposas de pastor. Cada módulo possui uma ênfase específica e pode ser concluído separadamente, permitindo a certificação parcial do módulo concluído. A conclusão dos oito módulos com aproveitamento mínimo previsto no regulamento do curso é certificada com a entrega, em cerimônia especial, do “Certificado de Conclusão do Programa de Extensão em Liderança Eclesiástica da AFAM-SALT-FAAMA”.

CANTO CORAL CLÁSSICO
Como parte do programa de extensão curricularizada, o curso de Bacharelado em Teologia oferta em cada período o componente curricular eletivo “Canto Coral Clássico”, que pode ser cursado de forma sequencial ao longo de sete períodos (excetuando-se o sexto período, quando os alunos saem para o estágio curricular supervisionado em evangelização, fora do campus). Os alunos matriculados recebem orientação vocal ao participarem do Coral de Teologandos e outros grupos musicais menores, e desenvolvem habilidades básicas que lhes permitem coordenar atividades musicais dentro da liturgia em suas igrejas de práticas e no futuro ministério. Tal programa amplia na prática o conhecimento instrumental e teológico provido pelo componente curricular regular “Música Sacra”, ofertado no intensivo do 6º período. Além das atividades internas de ensaio e desenvolvimento de técnica vocal, o Coral dos Teologandos atende à igreja do campus em eventos especiais, além de congregações próximas, projetos evangelísticos e sociais junto às comunidades.

GRUPOS DE ESTUDOS DIRIGIDOS E DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
O programa de Iniciação Científica do Curso de Bacharelado em Teologia ocorre durante sete períodos do curso (excetuando-se o sexto período, quando os alunos saem para o estágio curricular supervisionado em evangelização, fora do campus). Organizado em dois grupos de componentes curriculares, o programa foi desenhado pensando no desenvolvimento progressivo do aluno. Parte do contato inicial com a ideia de pesquisa através da observação, leitura e estudo das técnicas e normas, a partir dos componentes seriados denominados Estudos Dirigidos. E segue até o envolvimento direto como auxiliar de uma pesquisa desenvolvida por um colega mais experiente, sob a supervisão do docente da área, nos componentes seriados denominados Iniciação Científica. O programa culmina com o desenvolvimento no último ano do curso de sua própria pesquisa já na forma de Trabalho de Conclusão de Curso. Embora cada área possua sua temática ou linha de pesquisa com base na formação e especialização do docente responsável, o programa em si é interdisciplinar, com possibilidade de participação de docentes e alunos de outros cursos da instituição. Cada Grupo de Estudos Dirigidos e Iniciação Científica (GEDIC) é formado através de processo seletivo por alunos de diferentes períodos do curso com base na afinidade e habilidade específica da temática envolvida. A publicação de artigos e outros materiais acadêmicos como resultado do trabalho dos GEDIC é fortemente incentivada.

PRÁTICAS PASTORAIS
As atividades semanais de Prática Pastoral, para os estudantes do 1º ao 5º períodos, abrangem dois aspectos importantes: o atendimento às congregações pertencentes às organizações eclesiásticas conveniadas, no âmbito da prática denominacional, e as atividades extensionistas que visam envolver o estudante e sua igreja de prática com a comunidade local no atendimento de diferentes necessidades sociais, materiais e espirituais, através de projetos e programas específicos.

EVANGELISMO ESCOLA
No sexto período os estudantes participam, como parte do seu treinamento intensivo pré-estágio curricular supervisionado em evangelização, de um programa de extensão denominado Evangelismo Escola. Trata-se de um conjunto de projetos sócio-culturais, educativos, de saúde e de formação espiritual e investigação bíblica que se combinam para oportunizar ao estudante um contato mais imersivo com a comunidade atendida durante o período. Neste contexto, a comunidade atendida se beneficia com diferentes iniciativas promovidas também em parceria com outros cursos e outras instituições, incluindo organizações governamentais, não governamentais, de terceiro setor e privadas.