NDE

A atualização do programa de curso e dos procedimentos de ensino-aprendizagem previstos no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é uma necessidade constante. Seja em virtude da contínua progressão sócio-cultural das organizações e instituições que absorvem profissionalmente os egressos, seja em face das novas demandas que a sociedade e seus indivíduos apresentam ou mesmo em consideração às transformações de perfil dos alunos e dos docentes, a renovação dos conceitos e processos é uma questão vital para que o curso mantenha sua relevância e qualidade em meio ao ensino superior.

Responsabilidades

Cada curso de Graduação conta com um Núcleo Docente Estruturante (NDE) próprio. Trata-se de um grupo diretamente responsável pela reformulação e acompanhamento do PPC, composto por cinco docentes do curso, prioritariamente de tempo integral e dos quais no mínimo 60% (sessenta por cento) possuem titulação acadêmica de pós-graduação stricto sensu, conforme orientações da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior-CONAES e previsão do Regimento Institucional, no artigo 17. Os encaminhamentos propostos pelo NDE são direcionados para apreciação pelos componentes do Colegiado do Curso. Neste sentido, o PPC do curso de Bacharelado em Teologia, oferecido pelo SALT-FAAMA tem sido revisado constantemente e constitui-se um instrumento norteador para os atos curriculares vivenciados no cotidiano e que se traduzem na formação integral dos egressos deste programa de estudos superiores.

Em sua revisão e atualização com vistas ao reconhecimento do curso, obtido em 2023, bem como na confecção da versão que originalmente foi submetida ao Ministério da Educação (MEC) por ocasião do credenciamento e autorização do curso de Bacharelado em Teologia,  o papel do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso foi fundamental. Como equipe gestora do PPC e demais regulamentações do curso, o NDE de Teologia da FAAMA reúne-se periodicamente para reexaminar este documento, e adequá-lo às mais recentes normativas legais e práticas educacionais.

Além do papel revisor e elaborador dos documentos que regulam o curso no âmbito da FAAMA, os membros do NDE também estão envolvidos na prática do ensino em classes, nas atividades de pesquisa junto aos discentes e na condução de atividades de extensão nas comunidades, participando de atividades internas e externas com o fim de ampliar a própria experiência acadêmica e profissional, de modo que as propostas curriculares discutidas e implementadas no curso possam atender às necessidades de formação atuais.

 

Para saber mais:

(_____).

.

CONHEÇA A EQUIPE DO NDE


Dr. Antonio Gonçalves Pires (dedicação exclusiva)

 

 


Dr. Carlos Flávio Teixeira (dedicação exclusiva)

 

 


Me. Héber Monteiro da Cruz (dedicação exclusiva)

 

 


Dr. Jean Carlos Zukowski (dedicação exclusiva)

 

 


Dra. Karla Adriane Corrêa Oliveira (dedicação parcial)