História do SALT-FAAMA

Localizado na Faculdade Adventista da Amazônia,  o SALT-FAAMA é uma das oito sedes regionais do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (SALT).  O Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (SALT) é responsável pela educação teológica da Igreja Adventista do Sétimo Dia no território da Divisão Sul-Americana (DSA), através de suas sedes regionais.  O SALT-FAAMA atende prioritariamente à região norte do Brasil, formada pelos territórios da União Norte Brasileira e União Noroeste Brasileira.

Antecedentes históricos

A obra adventista na região norte do Brasil (estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) tem uma longa e interessante história, que se inicia em 1927 com a criação da Missão Baixo Amazonas (atualmente Associação Norte do Pará – ANPa), pouco depois de uma viagem missionária que o então presidente da DSA, pastor Oliver Montgomery realizou por todo o território norte do país afim de investigar as possibilidades de se estabelecer a Igreja Adventista naquela região.

Liderada pelo pastor John L. Brown, no que foi auxiliado pelos colportores André Gedrath e Hans Mayr, a recém-criada Missão Baixo Amazonas atendia os atuais estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Rondônia, Roraima, Pará e Piauí.  A difusão da obra adventista nesta região se deu, em grande parte, pelo trabalho evangelístico e humanitário realizado pela Lancha Luzeiro, de 1931 a 1956, inciativa dos missionários médicos Léo e Jessie Halliwell, personagens importantes para a tradição histórica local graças a seu trabalho junto aos ribeirinhos.

A primeira escola adventista na região foi iniciada na cidade de Maués, estado do Amazonas, em fevereiro 1936, resultante do trabalho realizado pelos Halliwell. Ao final do mesmo ano, a administração das atividades da Igreja Adventista e suas instituições na região, passou a ser realizada pela recém criada União Norte Brasileira (UNB), ao invés da grande União Leste Brasileira (UEB), atual União Sudeste Brasileira (USeB). Embora nos anos seguintes a obra adventista alcançasse novas localidades e pessoas neste vasto território, alguns desafios ainda permaneciam. 

Um destes grandes desafios estava relacionado ao treinamento de líderes e membros da igreja para atender às diversas demandas na pregação do evangelho e na administração das instituições educacionais e de saúde operadas pela Igreja na região. A necessidade foi se tornando maior ao longo dos anos e, embora o número de instituições educacionais e de ensino superior operadas pela Igreja no Brasil fosse gradualmente aumentando neste período, a região norte ainda não era atendida por uma instituição própria. 

A primeira instituição adventista de educação teológica no Brasil havia iniciado suas atividades em 1900 no município de  Gaspar Alto no estado de Santa Catarina, ainda como escola de treinamento missionário. Foi transferida algumas vezes até finalmente ser estabelecida em Engenheiro Coelho (SP) em 1991, já como instituição de ensino superior, onde se encontra hoje o SALT-UNASP. Outra instituição importante, também sede regional do SALT, para a região nordeste, foi estabelecida em 1957, no município de Belém de Maria,  estado de Pernambuco, mais tarde transferida para o município de Cachoeira, estado da Bahia, formando o que hoje é o SALT-FADBA.

Em 1961, a UNB planejava iniciar seu seminário teológico. Com o estabelecimento, pela Missão Baixo Amazonas,  do Instituto Adventista Grão-Pará (IAGP), em Belém, estado do Pará, intencionava-se transformar aquela, que era a primeira escola adventista de ensino médio diurna no Brasil, em um internato, afim de oferecer educação teológica para os futuros pastores e obreiros da região norte.  Quando o projeto foi apresentado à administração da Divisão Sul Americana, entretanto, concluiu-se que o momento ainda não era oportuno para o estabelecimento de mais um seminário no Brasil.

Já em 1979, como parte do projeto de reorganização das escolas teológicas adventistas no território sul-americano, a DSA votou pela criação do Seminário Teológico Adventista Latino-Americano (SALT). O SALT passou a funcionar então com uma reitoria em Brasília, responsável por coordenar incialmente todos os cursos de pós-graduação oferecidos pelos seminários no território sul-americano, e mais tarde também os cursos de graduação. As escolas de teologia então existentes no Brasil passaram a ser sedes regionais do SALT.

Nasce o SALT-FAAMA

Foi por volta do início dos anos 2000 que a ideia de se estabelecer uma instituição adventista de ensino superior no território da UNB voltou a ser discutido. E nesse contexto, em 2002, estudou-se a possibilidade de estabelecer um campus regional do SALT no norte do Brasil. A pedido da diretoria da UNB, o Hospital Adventista de Belém (HAB) doou 104 hectares, localizados no quilômetro 1 da Rodovia Augusto Meira Filho, em Benevides, Pará, para a construção da futura instituição de ensino superior. 

Em 5 de junho de 2003 ocorreu a primeira reunião do comitê da DSA com os administradores da UNB e do HAB para tratar do estabelecimento da instituição. Uma visita da equipe da DSA  Em novembro de 2004, uma equipe da DSA visitou o local, e após os trâmites para a aprovação do projeto, a pedra fundamental da instituição foi lançada em 8 de dezembro de 2004. Enquanto as construções eram iniciadas, comissões da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia (AG) e da DSA trabalhavam em conjunto com a UNB para viabilizar os cursos que seriam implantados na instituição que passou a se chamar Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA).

Como parte desta avaliação conjunta, em janeiro de 2008 a comissão aprovou a criação de um campus regional da SALT na FAAMA, além do ensino médio. A FAAMA foi inaugurada no dia 16 de agosto de 2009, em cerimônia com a presença de administradores e pastores da União Missão Norte Brasil e da Divisão Sul-Americana. Em  8 de fevereiro de 2010, com uma turma de 60 alunos, foram iniciadas as aulas de Teologia na FAAMA. Apesar dos desafios de um campus em construção, e ainda como um curso livre, na época, o programa de Teologia oferecido na FAAMA tornou-se uma fonte de novos pastores e obreiros para a Igreja na região norte nos anos seguintes.

O pastor Davi Pereira Tavares, missionário de coração, foi o primeiro diretor do curso de Teologia na FAAMA. No primeiro ano, as aulas de teologia eram realizadas no prédio do ensino fundamental e, posteriormente, no prédio da biblioteca, inaugurado em 2010. O prédio da Biblioteca Judith A. Thomas, também abriga o Museu Leo Halliwell, onde está exposto o barco missionário Luzeiro I.

Uma das marcas do programa de Teologia na FAAMA, deste o seu início, é a forte ênfase na formação prática e no evangelismo, sem descuidar da formação acadêmica nas demais áreas da educação teológica e formação pastoral. Essa característica atraiu estudantes de outras regiões do país e de fora do Brasil, de modo que em 2013, o curso de Teologia na FAAMA contava com 209 alunos, considerado o maior número de matrículas nos campi regionais do Brasil até aquele momento.  Em maio do mesmo ano, o seminário que funcionava na FAAMA foi oficialmente incorporado ao SALT-DSA, tornando-se um campus regional, o SALT-FAAMA. Ao final do ano, 46 egressos concluíram a formação livre em Teologia, e a maioria dos concluintes foi contratada para desempenhar responsabilidades pastorais em diferentes instituições da Igreja. 

Credenciamento e autorização

O processo de credenciamento da instituição como instituição de ensino superior (IES) junto aos órgãos de acreditação e regulação governamentais estava em andamento desde o início do curso de Teologia em 2010, mas apenas em 7 de dezembro de 2016 é que finalmente a FAAMA foi reconhecida como instituição de ensino superior pelo Ministério da Educação do Brasil. Na mesma ocasião, foram autorizados o curso Bacharelado em Teologia e a Licenciatura em Pedagogia, ambos avaliados com nota cinco, a maior nota disponível na avaliação dos cursos superiores no Brasil. Ao final de 2017, 52 alunos se concluíram o curso de Teologia, a maior turma de egressos até então.

Cronologia dos Diretores

Davi Pereira Tavares (2010-2012);
Wilson Roberto de Borba (2013-2020);
Carlos Flavio Teixeira (2021-presente).

 
Para saber mais:

PAIVA, Dálcio da Silva; OLIVEIRA, Josafá. Latin American Adventist Theological Seminary – FAAMA Campus. Encyclopedia of Seventh-day Adventists.  Atualizado em 28 de abril de 2021. Internet. Disponível em https://encyclopedia.adventist.org/article?id=9J8J.