Nominatas

Tradicionalmente, nos cursos de Teologia mantidos pela IASD, a “Nominata” é um documento denominacional que visa apresentar os formandos às instituições e organizações eclesiásticas com vistas à sua absorção como aspirante ao ministério pastoral. É construído, portanto, como um currículo descritivo das realizações acadêmicas, pessoais e eclesiásticas, especialmente ao longo do período de formação no curso de Teologia.

Nominatas do SALT-FAAMA a partir de 2020

A partir da turma que se formou em 2020, o programa de Teologia do SALT-FAAMA já era autorizado pelos órgãos de regulação do governo brasileiro. A turma que se forma em 2023 já é reconhecida pelos órgãos de regulação do governo brasileiro.

2020 – 8ª Turma: “William H. Shea”

2021 – 9ª Turma: “Davi Tavares”

2022 – 10ª Turma: “Jessie Blair Halliwell”

2023 – 11ª Turma: “Hiram Edson”

Nominatas do SALT-FAAMA de 2013-2019 (curso livre)

Em seus primeiros anos o curso de Teologia oferecido pelo SALT-FAAMA não havia ainda recebido a autorização do Ministério da Educação. Deste modo, tratava-se de um curso livre, sem validade como graduação de ensino superior, aceito unicamente no âmbito das organizações e instituições denominacionais, com as devidas limitações legais inerentes.

Com base no Parecer CNE/CES 63/2004, que dispõe sobre a regulamentação e reconhecimento civil de cursos teológicos livres, os egressos deste programa poderiam, até meados de 2017, solicitar o aproveitamento do programa cursado e cursar horas ou créditos complementares em instituições com cursos de Teologia reconhecidos, em um processo que se chamava Convalidação de Curso Livre, obtendo assim um título de graduação válido dentro do sistema de ensino superior federal. A responsabilidade, entretanto, de eventualmente obter a convalidação do título, era inteiramente do egresso, caso tivesse interesse, incluindo a procura por instituição competente que oferecesse tal serviço.

As nominatas das sete primeiras turmas de Teologia do SALT-FAAMA foram publicadas no período do curso livre. Infelizmente, nem todas as nominatas deste período foram preservadas. Aqui estão disponíveis aquelas que foram recuperadas. Caso você possua informações que nos permitam recuperar parcial ou totalmente alguma das que estão faltando, por gentileza entre em contato conosco.

2013 – 1ª Turma: “Léo Halliwell”

2014 – 2ª Turma: “J.N. Andrews”

2015 – 3ª Turma: “Ellen G. White”

2016 – 4ª Turma: “James White”

2017 – 5ª Turma: “Walter J. Streithorst”

2018 – 6ª Turma: “José Bates”

2019 – 7ª Turma: “Guilherme Stein Jr.”

Cursos Livres de Teologia
e Marco Legal

Com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Teologia, através da  Resolução MEC/CNE/CES n° 4, de 16 de setembro de 2016, a convalidação de títulos livres de Teologia, bem como o aproveitamento de estudos de tais cursos deixou de ser legalmente possível, como se pode constatar na leitura do artigo 15 da referida resolução, transcrito a seguir:

Art. 15. Após 1 (um) ano da publicação desta Resolução ficam revogados os efeitos do Parecer CNE/CES nº 63/2004, que dispõe sobre a regulamentação e o reconhecimento civil de cursos teológicos livres realizados antes do Parecer CNE/CES nº 241/1999, não sendo mais permitidos o aproveitamento de estudos e a convalidação de títulos de cursos livres de Teologia, após esse período.

(Resolução CNE/CES 4/2016. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de setembro de 2016, Seção 1, págs. 9-11).