Simpósio de Comunicação Eclesiástica

13 de março de 2024

Nessa quarta-feira, dia 13 de março de 2024, o SALT-FAAMA, em parceria com o departamento de Comunicação da União Norte Brasileira, realizou o Simpósio de Comunicação Eclesiástica com o tema: Comunicação Digital e o Ministério Pastoral. Estiveram conosco o pastor Heron Santana, líder de comunicação da União Norte Brasileira e o pastor João Batista, líder de comunicação da Associação do Norte  do Pará, como convidados palestrantes. Durante o evento, que ocorreu no auditório John Lewis Brown, os convidados falaram aos alunos sobre os desafios enfrentados no ministério pastoral, as oportunidades disponíveis e deram exemplos de resultados obtidos com o uso de técnicas adequadas de comunicação voltadas para o cumprimento da missão e o crescimento da Igreja.

Para o pr. Heron, o departamento de comunicação da União Norte Brasileira está extremamente motivado em apoiar essa iniciativa do SALT-FAAMA. Não apenas a iniciativa do simpósio, mas todas as relacionadas a área de comunicação, por entender que é uma área fundamental para o trabalho pastoral na era pós-digital. “Está se vivendo um momento em que há muito ruído na comunicação”, afirmou o comunicador. “Há um excesso de meios, muita dispersão, muita incompreensão e isso afeta algo que é fundamental para o trabalho da Igreja que é relacionamento interpessoal. O sentido de comunidade é um fator preponderante na compreensão da boa comunicação, aquela que busca tornar comum a pregação do Evangelho falando no contexto da Igreja e para isso um evento como esse traz essa reflexão”, finaliza o pr. Heron.

O pastor João Batista afirma que o Simpósio de Comunicação está abrindo uma temática atualmente nascente na Igreja, que é conversar mais sobre como usar o marketing estratégico no alcance de pessoas que talvez não seriam alcançadas de outras maneiras. Ele ressalta que atualmente a grande população está vivendo nos grandes centros, do qual não se consegue ter acesso de forma presencial batendo de porta em porta. “Então, as possibilidades hoje de se usar o marketing digital do meio do Instagram, Facebook e agendar uma visita, assim se conectando com essas pessoas através dessas redes sociais é muito grande. Eventos como esse servirão para moldar uma geração de pastores que serão formados com essa mentalidade de usar as tecnologias para realizar aquilo que a Igreja sempre fez, pregar o Evangelho, só que agora usando essas tecnologias para o cumprimento da missão”, ele conclui. No final do Simpósio, os convidados responderam às perguntas dos alunos e puderam tirar dúvidas, em um bate-papo mediado pelo pr. Dr. Antonio Pires, responsável pela organização do evento.

Pr. Antônio Pires, professor do SALT-FAAMA; Pr. João Batista, líder de Comunicação da ANPa e Pr. Heron, líder de Comunicação da UNB. (Foto: NuCom)