Ministeriais da UNoB realizam visitas aos Alunos de Teologia

Por: José Ricardo Ferrer e Valdeilson dos Santos Alves
20 de outubro de 2023

Os secretários ministeriais de todas as regiões da União Noroeste Brasileira (UNoB) se reuniram na FAAMA durante os dias 16 a 19 de outubro com um propósito nobre: realizar um acompanhamento dedicado dos estudantes de teologia originados dos diferentes campos daquele território. Durante esse período, os secretários ministeriais participaram de encontros com os estudantes, realizaram visitas individuais a cada um deles e, por meio desse envolvimento pessoal, proporcionaram uma orientação essencial para o desenvolvimento dos futuros pastores em formação.

Na visão do pr. Gézer, secretário ministerial da Associação Amazonas Roraima, este programa de visitação aos alunos no seminário torna possível fazer uma ligação entre a  teoria e a prática de estágio em relação ao ministério. Ele afirma ainda que o ministerial traz a experiência do ministério e contribui com o seminarista para lhe fazer sentir parte de um todo. Também lembra que para a União Noroeste o aluno de Teologia é um futuro pastor, por isso o cuidado em assessorá-los desde o seminário.

Essa iniciativa reflete o compromisso da UNoB com a capacitação pastoral, demonstrando o cuidado e a atenção dedicados à próxima geração de líderes religiosos, e a parceria com o SALT-FAAMA. A presença dos secretários ministeriais na FAAMA durante esses dias fortaleceu os laços entre a liderança e os estudantes, proporcionando um ambiente propício para o crescimento espiritual e acadêmico.

O pr. Paulo Chaves, líder ministerial da Associação Norte de Roraima e Acre, afirma estar retornando ao campo com uma nítida impressão de que o programa de discipulado e acompanhamento que o SALT-FAAMA realiza com os alunos de Teologia, está formando uma base sólida através dos indicadores das competências ministeriais, que é o meio pelo qual acontece o processo de crescimento do futuro pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Para Henrique Moraes, aluno do primeiro ano de Teologia, comprometimento e integração são dois termos que definem essa relação entre o seminário e os campos da UNoB. O comprometimento por parte do seminário em proporcionar uma boa formação pastoral aos seus estudantes, bem como a seriedade no trabalho dos administradores da UNoB em garantir e acompanhar de perto o preparo dos teologandos, visando perfis ministeriais alinhados com a filosofia adventista e que atendam as necessidades do campo, podem ser observados em programas como esse.

Já o aluno Anderson Bachega, formando, destaca a relevância da visita do ministerial, em especial o fato de se ter um acompanhamento de perto do seu campo de origem. O quartanista relembra que o pastor Isaías lhe deu ótimas orientações para o ministério, “isso com certeza me ajudará nesse processo de crescimento. Acredito que esse acompanhamento fará toda a diferença”, afirma.