Semana da Memória Adventista “Uma Luz na Selva”

Inspiração, reflexão e muitas histórias emocionantes marcaram a Semana da Memória Adventista, realizada de 16 a 20 de outubro de  2023 no SALT-FAAMA. Com o título “Uma Luz na Selva”, esta edição teve como palestrante o pr. Abdoval Cavalcanti, atualmente Ministerial da União Noroeste Brasileira, que tem larga experiência no contexto da obra médico-missionária nesta região, além de ser um estudioso acerca da história adventista no Norte do país.

Para o pr. Abdoval é importante que todo pastor adventista conheça sua história para fortalecer sua identidade. De acordo com ele, saber a história de pessoas que o antecederam, o começo de tudo, como as coisas se deram no início, lança luz sobre a história da Igreja e conhecer a história da Igreja é fundamental para o comprometimento, identidade e ligação do ministro com a instituição. “Para projetar o futuro é necessário conhecer o passado”, ele afirma.

A temática da semana girou em torno dos pioneiros adventistas e suas histórias inspiradoras e emocionantes no campo missionário da América do Sul, com destaque para o início da obra adventista nos estados nortistas, sobretudo Amazonas e Pará. Desde a primeira palestra  até a última apresentação, viu-se no olhar dos alunos um forte interesse de se doar da mesma forma que os pioneiros na missão de salvar.

Para o estudante de Teologia, Felipe Cavalero, aprender mais sobre a história dos antepassados adventistas na Amazônia foi extraordinário e motivador. Ele afirma que a missão de desenvolver e avançar a obra Adventista na Amazônia é árdua. “Muito mais árdua, porém, foi a de nossos pioneiros em conquistá-la e ampliá-la” , conclui.

A semana da memória adventista inspirou, motivou e desafiou a todos os participantes a fazer mais pela missão de Deus. A cada manhã foram apresentados pioneiros que marcaram os lugares por onde eles passaram, demonstrando como um missionário comprometido com a causa divina pode fazer muito pelos seus semelhantes em quaisquer lugares onde Deus os mandar.

O pr. Jean Zukowski, organizador do evento e diretor do Centro de Pesquisas Ellen G. White e do Centro de Memória Adventista na Amazônia que mantém o Museu Leo B. Halliwell lembra que Santayana disse que “aqueles que não conseguem lembrar seu passado estão condenados a repeti-lo”[1], pensamento que complementa o de outro personagem o qual afirmou que “quem não sabe suas origens, não sabe de onde veio, quem é e para onde vai”. O conhecimento da história nos traz identidade e senso de pertencimento, continua o pr. Zukowski. Mais que apenas eventos e personagens, a história dos pioneiros nos leva a compreender como Deus dirigiu este movimento, e qual foi o preço pago para que hoje exista toda esta infraestrutura religiosa, educacional e de saúde. A história dos pioneiros nos dá senso de missão e motiva realizar nossa parte na obra de Deus, ele conclui.