Capela com Admissão de lenço em Aventureiros e Desbravadores

04 de outubro de 2023

As atividades voltadas ao preparo dos futuros pastores para a atuação junto às novas gerações são uma constante no curso de Bacharelado em Teologia no SALT-FAAMA. E como parte deste trabalho contínuo, nesta quarta-feira, dia 04 de outubro de 2023, as atividades da capela semanal foram dedicadas à um conjunto de cerimônias especiais do Clube de Lideres Hans Mayr, que desde o primeiro ano do curso de Teologia na FAAMA, ainda em 2010, tem atuado na formação de líderes de Aventureiros, Desbravadores e Jovens.

Na ocasião, participaram das cerimônias como convidados especiais o diretor para as áreas de Desbravadores e Aventureiros da Missão Pará Amapá, pr. Marcelo Cutrim e o diretor para a mesma área, da Associação Norte do Pará, pr. Luís Antônio Jr.

Pr. Luís Antônio líder de MDA da Associação Norte do Pará; Pr. Marcelo Cutrim líder de MDA da Missão Pará Amapá e o Pr. Ricardo Ferrer professor do SALT-FAAMA e líder do programa de liderança MDA e MJ. (FOTO: NuCom)

O programa ocorreu no auditório universitário John L. Brown, no mesmo prédio onde atualmente funciona o SALT e a Biblioteca Judith A. Thomas. Na ocasião, vários alunos tiveram a oportunidade de serem admitidos em lenço nas áreas de Desbravadores e Aventureiros através de uma cerimônia especial coordenada pela Missão Estudantil juntamente com o pr. Ricardo Ferrer. Também ocorreram investiduras de Classes Regulares e Avançadas de Desbravadores, e entrega de insígnias das especialidades conquistadas pelos alunos no âmbito das atividades de extensão de Liderança de Desbravadores. Os líderes das áreas das novas gerações da Missão Pará-Amapá e Associação Norte do Pará participaram com mensagens especiais e com instruções e, em apoio ao Clube de Líderes Hans Mayr, investiram dois alunos em classes regulares, agrupadas e avançadas.

A cerimônia de admissão em lenço é um programa especial dos Clubes de Desbravadores para juvenis de 10 a 15 anos e do Clube de Aventureiros dos 6 aos 9 anos de idade. A finalidade é preparar crianças e juvenis, bem como seus pais para um crescimento nas áreas física, mental e espiritual. Inclusive os lenços destes dois clubes têm aspectos importantes relacionados com o crescimento nestas três áreas, assim como representam a lealdade, excelência dos ideais, pureza e o sacrifício de Cristo. Muitos dos alunos de Teologia, entretanto, por terem se unido à Igreja já na juventude, não tiveram a oportunidade de participar regularmente de Clubes de Aventureiros e Clubes de Desbravadores, sendo basicamente seu primeiro contato com estas áreas da Igreja já no Seminário. Para estes, o Clube de Líderes Hans Mayr proporcionou a cerimônia desta manhã.

Segundo o aluno Melque, discente do primeiro ano de Teologia, e já alguma bagagem e experiência prévia com o Clube de Desbravadores, o programa de liderança dos Desbravadores foi importante para ele, pois é uma experiência que prepara os jovens para se tornarem líderes confiantes, responsáveis e colaborativos na vida pessoal e profissional. Ele foi um dos alunos que foram investidos em classes agrupadas.

Pr. Marcelo Cutrim, líder de MDA da Missão Pará Amapá; Jefferson e Melque, alunos de Teologia; Pr. Luís Antônio, líder de MDA da Associação Norte do Pará.

Nas palavras do Ministerial do SALT-FAAMA e responsável pelos programas de extensão de Liderança de Aventureiros, Desbravadores e Jovens, pr. José Ricardo Ferrer, o ministério pastoral adventista é uma jornada de cuidado e orientação, onde o foco nas novas gerações não apenas preserva nossos valores, mas também garante que a mensagem de esperança e fé seja transmitida de forma relevante e inspiradora para as gerações futuras.