“Ética no Ministério” foi o tema central da capela de 27 de setembro

28 de setembro de 2023

Nesta quarta-feira, dia 27 de setembro de 2023, recebemos a visita do pr. Wellington Almeida, pastor geral da Associação Norte do Pará, que palestrou aos alunos do curso de Bacharelado em Teologia no programa da capela desta manhã. O palestrante discorreu sobre aspectos  éticos no ministério, com ênfase nas orientações ministeriais quanto à integridade pessoal e fidelidade para com o ministério pastoral.

Sua abordagem sobre a ética no ministério e a importância de fortalecer o pastoreio da igreja local como prioridade em adição às atividades de gestão eclesiástica, marcou profundamente os estudantes. Na visão do aluno Genilton Andrade, formando do quarto ano de Teologia, a palestra do pr. Wellington deixou uma forte impressão nos alunos e é desejo dele colocar em prática essa visão, priorizando o crescimento espiritual como cristão antes de qualquer aspiração ministerial e como parte de seu preparo para o ministério. “Além disso,” ressaltou o estudante, “a ênfase na palavra de Deus como norma principal para a vida cristã, no ministério e a necessidade de meditar sobre minhas ações à luz do exemplo de Cristo, serão fundamentais para guiar a minha conduta ética no serviço pastoral.”

Para o Ministerial do SALT-FAAMA, pr. Ricardo Ferrer, a ética ministerial é a base que sustenta a confiança e a integridade na liderança espiritual, assegurando que aqueles que servem como ministros conduzam suas vidas e ministérios com retidão e responsabilidade, inspirando outros a seguir um caminho de virtude e fé.

O pr. Wellington utilizou os momentos finais do encontro, após a palestra principal, para apresentar a perspectiva e filosofia de trabalho ministerial utilizadas no território da Associação Norte do Pará, oportunizando aos estudantes uma visão geral do programa do campo. Esta apresentação também foi útil para que os teologandos que realizam a prática pastoral semanal nas igrejas e grupos deste território ampliassem a compreensão da dinâmica missionária do campo.

A coordenação da graduação em Teologia no SALT-FAAMA, com o apoio da Direção do Seminário, tem procurado estreitar as relações entre o Seminário e a Igreja e suas instituições. Isto se dá em função do entendimento de que a formação pastoral deve enfatizar e equilibrar tanto o aspecto acadêmico quanto a formação prática e o envolvimento na missão, como reiteradamente tem sido destacado pelo pr. Carlos Flavio, diretor desta sede regional.