Capela de despedida do pr. Eberton Batista

09 de setembro de 2023

A capela desta manhã foi marcada por momentos de gratidão, reconhecimento e despedida. O SALT-FAAMA realizou, na ocasião, a despedida do pr. Eberton Batista, que foi transferido para São Paulo, onde irá continuar seu trabalho ministerial juntamente com sua família.

O pr. Eberton, atuava como pastor sênior da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Marco, e também ministrava aulas no SALT-FAAMA como professor convidado. Na ocasião, com a presença do pr. Wellington Almeida, pastor geral da Associação Norte do Pará, o corpo docente do SALT-FAAMA se uniu ao pr. Eberton de joelhos para orar pela sua vida, família e ministério, além de agradecer a Deus pela sua contribuição no campo da Associação Norte do Pará e especialmente nas aulas ministradas para os alunos do curso Bacharelado em Teologia SALT-FAAMA.

Ainda neste clima de despedida e reconhecimento, o SALT-FAAMA na pessoa do pr. Carlos Flávio, entregou um singelo presente ao pr. Eberton como demonstração do carinho e apreço do Seminário para com ele.

Sobre a experiência de auxiliar como docente convidado no curso de Bacharelado em Teologia no SALT-FAAMA, o pr. Eberton afirma que “Servir como professor no SALT-FAAMA foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora. Como ex-aluno da instituição, regressar para lecionar no curso de teologia foi uma maneira humilde de retribuir à FAAMA o inestimável legado que recebemos: uma formação sólida e profundamente comprometida com a visão de pastores, teólogos e missionários puramente adventistas do sétimo dia.” E acrescenta ainda: “Esse privilégio acrescentou significativamente à minha vida ministerial, fortalecendo minha responsabilidade, cultivando um profundo respeito pela docência acadêmica bíblica e, sobretudo, nutrindo meu amor pela missão de formar futuros líderes comprometidos com nossa identidade adventista.”

A coordenação da graduação em Teologia do SALT-FAAMA reforçou a importância de parcerias como essa, em que o colega pastor que está na ativa em um distrito e que tem condições de partilhar sua experiência e conhecimento com os alunos no seminário soma-se ao grupo de acadêmicos que, embora também possuam experiência ministerial, estão atualmente mais dedicados à pesquisa e ensino. “Essa relação proporciona troca de experiências, fortalecimento dos vínculos entre o seminário e a igreja local, e permite que todos os envolvidos desfrutem de crescimento nas diferentes áreas do ministério”, afirma o pr. Héber M. Cruz, coordenador do curso.

O pr. Eberton Batista é egresso da primeira turma do curso, tendo concluído o curso em 2013. Obteve a convalidação do título de Bacharel em Teologia em 30 de janeiro de 2015 pela Faculdade de Teologia Hokemãh Fateh (as primeiras turmas eram curso livre), e seguiu os estudos: pós-graduação em Terapia de Casal e Família (FAEME, 2015); Aconselhamento e Psicologia Pastoral (Unyleya, 2020); e Liderança e Missão (UNASP/Andrews University, 2022). Atualmente cursa o mestrado intra-corpus em Interpretação Bíblica no SALT-UNIAENE (2021-2024).