Como funciona nosso Processo Seletivo

Como todo curso de graduação em nível de ensino superior, nosso curso de Bacharelado em Teologia requer que os candidatos sejam submetidos a um Processo Seletivo, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, art. 44, inciso II. O ingresso em nosso curso de Bacharelado em Teologia pode ocorrer, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC): a) através de Processo Seletivo Vestibular anual, regular ou extemporâneo, aberto para candidatos que tenham concluído ou estejam concluindo o Ensino Médio, conforme especificações do Edital publicado na ocasião; b) mediante processo de transferência externa, verificada a existência de vagas ociosas, e conforme detalhamento de Edital específico; c) como portador de diploma, desde que hajam vagas disponíveis e processo correspondente aberto por Edital.

Nossos programas e cursos de extensão possuem processos de ingresso próprios, informados na descrição e divulgação específica de cada um.

Processo Seletivo Vestibular anual, regular

Principal forma de acesso ao curso de Bacharelado em Teologia do SALT-FAAMA, o Processo Seletivo Vestibular, ocorre anualmente em data prevista no calendário acadêmico da IES. É anunciado por meio de Edital, atendendo à legislação vigente, e amplamente divulgado nos meios de comunicação nos níveis regional e nacional. É aberto a portadores de Certificado de Ensino Médio e aos que estejam em vias de concluir o curso de Ensino Médio ou equivalente até a data prevista para o início das aulas, em ambos os casos, devidamente recomendados pela denominação religiosa a que estão filiados e respectiva autoridade/representante religioso.

Ocorre em duas etapas:

1ª etapa: é constituída por exame escrito de conhecimentos da Base Comum Nacional do Ensino Médio, com questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Biologia, Matemática e História, e uma redação. Geralmente é aplicada em postos de prova em diferentes localidades no Brasil e em território estrangeiro, conforme demanda de inscrições. Esta etapa é eliminatória, com nota mínima para aprovação indicada em Edital. Aprovados serão conduzidos à segunda etapa.

2ª etapa:  é formada por  exame escrito de Conhecimentos Bíblicos e Teológicos, relevantes para a área teológica e com base em bibliografia sugerida; pela avaliação dos formulários indicados no Edital conforme a realidade de cada grupo de candidatos, incluindo recomendações da denominação religiosa a que estão filiados e de respectiva autoridade/representante religioso, e entrevista pessoal e familiar. Etapa classificatória, é geralmente aplicada na sede do SALT-FAAMA, em Benevides, exceto se houver previsão distinta no Edital vigente.

A bibliografia para o exame escrito de Conhecimentos Bíblicos e Teológicos é divulgada no Edital do Processo Seletivo Vestibular.

Processo Seletivo Vestibular extemporâneo

Caso se verifique a existência de vagas ociosas em algum período do curso ao longo do ano letivo, que não sejam supridas pelos classificados no Processo Seletivo Vestibular regular, a IES pode realizar Processo Seletivo Vestibular em caráter especial, com a publicação de Edital específico, afim de supri-las. Embora tal processo possa ser simplificado em relação ao processo regular, alguns elementos como entrevista e avaliação de conhecimentos bíblico-teológicos são mantidos.

Transferência externa

O ingressante vindo de curso superior em Teologia ou de outro seminário teológico cujo programa seja autorizado ou reconhecido pela autoridade governamental correspondente também deve se submeter a Processo Seletivo específico, anunciado por meio de edital e divulgado nos meios de comunicação apropriados, sujeito à existência de vagas ociosas. Esse ingresso se dará mediante preenchimento da inscrição, apresentação dos documentos acadêmicos solicitados e realização do exame de ingresso, que pode incluir entrevista e avaliação de conhecimentos bíblico-teológicos. Além disso, considerando a especificidade de nosso curso, é necessária uma carta de encaminhamento do coordenador do curso de origem do candidato. O aproveitamento dos componentes curriculares cursados no programa de origem com aprovação poderá ser realizado na íntegra ou parcialmente, conforme cada caso e após análise da coordenação do curso.

Portador de diploma

Trata-se de ingressante que, já tendo cursado uma graduação, deseja obter novo título. Esse ingresso, em período especificado no calendário da IES ou divulgado na hipótese de existência de vagas, se dá mediante preenchimento de requerimento apropriado, apresentação dos devidos documentos solicitados e participação de Processo Seletivo próprio, descrito em Edital, e que inclui entrevista e avaliação de conhecimentos bíblico-teológicos. O aproveitamento dos componentes curriculares cursados no programa de origem com aprovação poderá ser realizado conforme cada caso e após análise da coordenação do curso.

Para saber mais:

Saiba mais sobre o preparo necessário para ser um candidato ao curso de Bacharelado em Teologia acessando a página “Orientações aos candidatos“.