Orientações aos candidatos

Candidatos ao curso de Bacharelado em Teologia devem estar atentos a cada detalhe do Processo Seletivo. O objetivo desta página é prover alguma orientação geral prévia quanto a este processo e fornecer algumas dicas úteis durante o preparo do candidato que planeja prestar os exames do Processo Seletivo Vestibular para o ingresso neste curso. Obviamente que estas orientações gerais não substituem o Edital específico vigente por ocasião da realização do processo, o qual deve ser lido com atenção na íntegra.

Atenção às especificações do Edital e ao cronograma

A leitura atenta do Edital do Processo Seletivo vigente em sua íntegra é fator primordial para que o candidato conheça em detalhes o processo. Como geralmente nosso índice de candidatos por vaga é relativamente alto, cada informação e cada exigência ou requisito previsto é essencial. O descumprimento de um único requisito pode desclassificar ou eliminar um candidato, conforme o caso.

Atenção especial deve ser dada aos formulários solicitados no Edital, bem como às recomendações exigidas. Verifique quais formulários se aplicam a seu caso em particular, e preencha-os dentro do prazo estabelecido, exatamente como instruído. As recomendações da denominação religiosa a que está filiado e  da respectiva autoridade/representante religioso devem ser encaminhadas conforme previsto no Edital, legíveis e sem rasuras, e com data atualizada conforme o processo vigente.

Organize sua documentação

O Edital informa a lista de documentos necessários para a realização da matrícula dos classificados no processo. Depois de ter se certificado de haver preenchido os formulários exigidos para o Processo Seletivo e de haver enviado todos os documentos exigidos antes dos exames, sugerimos que organize o restante da documentação exigida para a matrícula. Isso é importante porque geralmente o prazo entre a divulgação dos resultados e a data de matrícula no curso pode não ser suficientemente longo para se obter um Histórico Escolar do Ensino Médio, por exemplo, ou uma segunda via de outro documento exigido. Além disso, caso você fique como excedente e eventualmente seja chamado para matrícular-se, o prazo para a efetivação de matrícula geralmente é ainda mais curto. Certificar-se de que todos os documentos estejam disponíveis e em ordem antecipadamente lhe poupará tempo e evitará frustrações.

Prepare-se financeiramente

A FAAMA é uma instituição educacional particular. Embora seja uma instituição sem fins lucrativos, os serviços educacionais e de pensionato oferecidos tem custos que são pagos também com as mensalidades dos alunos. Verifique antecipadamente com o departamento financeiro quais os investimentos necessários nesta etapa formativa. Além das mensalidades do curso, o aluno deverá considerar os valores do pensionato (solteiros) ou da manutenção da família (casados), e realizar um planejamento financeiro prévio para que possa realizar o curso com dignidade.

Candidatos ao curso de Bacharelado em Teologia e alunos que já estão cursando são incentivados a participar do programa missionário de sustento próprio baseado na venda de literatura denominado Colportagem, que possibilita você a viver uma experiência missionária especial enquanto obtém recursos para financiar seus estudos. Mais informações podem ser obtidas em um escritório regional perto de você, através da página do IDeC ou na página do projeto Sonhando Alto.

Permita que sua vocação seja testada

O programa do curso de Bacharelado em Teologia tem como objetivo preparar pessoas vocacionadas religiosamente para o exercício, principalmente, de funções ministeriais tais como pastores, evangelistas, professores, teólogos e capelães, em comunidades religiosas, especialmente adventistas. Neste sentido, envolver-se nas diferentes atividades de sua igreja sob a direção de seu pastor e líderes locais poderá ajudar-lhe a avaliar e/ou aprofundar sua vocação religiosa para o ministério. Ouça o que os membros de sua congregação dizem sobre seu desempenho em tais atividades. Considere as observações que eventualmente sua família tenha a este respeito. Estude na Bíblia e com a auxílio de seu pastor as prerrogativas do ministério e da obra missionária. Um teste de dons espirituais pode ser realizado sob a orientação do seu pastor ou do secretário ministerial de sua Associação ou Missão. Experimente participar de projetos especiais com propósitos evangelísticos promovidos em sua região.

Tenha um plano de estudos afim de se preparar para os exames

Independente de quando você concluiu o Ensino Médio, um programa de estudos dos assuntos previstos no Edital para os exames, vai lhe ajudar. Tal programa deve ser organizado em sua rotina diária e incluir um tempo para o lazer. Organize de forma que você visualize toda a sua agenda diária e não se distraia com assuntos periféricos. Nesse planejamento você deve considerar o tempo exigido por seu trabalho e/ou estudos, atividade física, horas de sono etc. Se você seguir um planejamento adequado se sentirá mais tranquilo no momento do exame, sabendo que dedicou o tempo necessário em sua preparação.

Cada candidato é único, mas algumas dicas se aplicam a todos, portanto:

  1. Defina o momento do dia em que seu aproveitamento acadêmico é melhor (manhã, tarde ou noite). Siga o seu planejamento diário e determine o horário para iniciar e terminar os estudos.
  2. Faça pequenos intervalos a cada duas horas. Alguns minutos para se movimentar, beber água etc., são importantes para manter sua energia.
  3. Procure variar as disciplinas estudadas. Isso é importante para evitar distrações ou mesmo desinteresse.
  4. Dedique mais tempo àquelas disciplinas que representam um maior desafio pessoal, mas não deixe de revisar as outras diariamente.
  5. Se possível, procure variar as formas de estudar. Se em sua cidade há mais candidatos pode ser útil um encontro para troca de informações e revisão de pontos considerados importantes.
  6. Como o tempo é curto, aproveite bem cada tempo livre para estudar.
  7. Dê atenção também à bibliografia indicada para o exame de Conhecimentos Bíblico-Teológicos, independente de sua experiência ou maturidade/tempo de filiação à sua denominação religiosa.

 

 

Esteja tranquilo no dia dos exames do Processo Seletivo

É importante que você descanse o suficiente e se alimente corretamente nos dias que antecedem aos exames do Processo Seletivo afim de estar  tranquilo no dia da prova. Se você se preparou previamente, confie em Deus e faça o seu melhor. Cuide para responder todas as questões propostas e fique atento ao transcrever as respostas para o gabarito fornecido. Verifique se preencheu corretamente os campos de identificação, como seu nome, por exemplo, antes de entregar seu exame.

Para saber mais:

Na página do Instituto Vida & Consultores Associados você encontra os contatos dos escritórios regionais de Colportagem.