II Mostra de Missão Transcultural SALT-FAAMA

17 de maio de 2024

Nesta sexta-feira, 17 de maio de 2024, o SALT-FAAMA realizou a II Mostra de Missão Transcultural, atividade do componente curricular de “Missão da Igreja” em parceria com o Grupo de Iniciação Científica “Missiologia e Evangelismo” e o Núcleo de Missões do SALT-FAAMA.

Além do corpo docente do curso de Bacharelado de Teologia, o programa contou com a participação virtual de um missionário que é pastor em um país de difícil acesso para o evangelho da janela 10/40. Em sua apresentação, por videoconferência, ele descreveu sinteticamente o trabalho que realiza naquele país, em parceria com outros missionários adventistas oriundos de diferentes países, e reforçou que a obra realizada pelos estrangeiros em outro país como missionários é extremamente relevante para o crescimento da Igreja. Também destacou que, embora existam limitações e desafios extremos, contar com o apoio de outras pessoas e ver os resultados, ainda que poucos, é motivador.

Pr. Antônio Pires, diretor do Núcleo de Missões e alunos do 3º ano do curso Bacharelado em Teologia.

Realizada desde o ano passado, a Mostra de Missão Transcultural é uma atividade do componente curricular “Missão da Igreja”, cursada por alunos do quinto período do curso de Bacharelado em Teologia. O evento ocorre em conexão com as atividades dos Grupos de Iniciação Científica do curso, e inclui palestras e a apresentação de banners confeccionados pelos estudantes e explicados por eles aos participantes. Os banners são o resultado de um semestre de pesquisa realizado por cada estudante matriculado naquele componente curricular sobre determinado país ou localidade que seja missionariamente desafiadora. Elementos como história local, religião e cultura, aspectos socioeconômicos e demográficos e a relação do país ou localidade com o cristianismo e, especialmente com o adventismo do sétimo dia, são sintetizados pelos alunos na peça exposta.
Na edição deste ano, a Mostra ocorre em dois momentos: pela manhã, no saguão do auditório Jhon Lewis Brown, após as palestras, e à noite no saguão do auditório Izeas Cardoso, como parte das atividades do Congresso de Voluntariado da instituição.

Para o Felipe Cavalero, aluno do curso Bacharelado de Teologia, o evento sobre a missão transcultural em países da janela 10/40 foi relevante para compreender a importância e o desafio da pregação do evangelho naquela região. “Ao pesquisar sobre a Síria, aprendi o quanto esse país está presente na história do povo de Deus. Atualmente, é um país vasto com ampla população e poucos missionários”, conclui o estudante.