Concílio Ministerial “Crescimento em Cristo”

28 de abril de 2024

Neste sábado especial, em clima de alegria e reflexão, o SALT-FAAMA realizou XI Concílio Ministerial SALT-FAAMA, com o tema “Crescimento em Cristo”. Todos os alunos do curso de Bacharelado de Teologia, juntamente com suas famílias estiveram presentes e participaram com entusiasmo e confiança no chamado divino ao sagrado ministério. Na ocasião também estiveram presentes os pastores Josué Henriquez,diretor Ministerial associado da Divisão Sul-Americana (DSA), Abdoval Cavalcanti, diretor Ministerial da União Noroeste Brasileira (UNoB) e o pastor Ademar Menezes, pastor experiente e jubilado.

SALT-FAAMA (Foto: NuCom)

Para o pastor Josué Henriquez, a formação ministerial é um processo contínuo que inicia na faculdade, continua no campo e avança até o fim do ministério pastoral. Ele  afirmou que alinhar esse processo em todas as etapas é vital, e esses concílios ajudam a alinhar, ajustar e focar o que está sendo ensinado no SALT, no âmbito da formação acadêmica pastoral e o que vai continuar acontecendo no campo de trabalho, além de entregar pastores mais preparados e fortes nas competências esperadas pela Igreja.

AFAM SALT-FAAMA. (Foto: NuCom)

O pastor Abdoval Cavalcanti considerou o Concílio Ministerial SALT-FAAMA fundamental e importante, porque além da oportunidade de receber orientações por pastores mais experientes, como foi o caso do Concílio desse ano, onde se ouviu palestras dos diretores ministeriais da DSA e UNoB, também proporcionou aos alunos do curso Bacharelado de Teologia e respectivas famílias de se sentirem valorizados. Segundo ele, o Concílio teve como objetivo atender as famílias dos alunos do SALT-FAAMA, além de familiarizá-los com algo que será uma rotina no ministério, que são os concílios.

Professores SALT-FAAMA e Professoras da AFAM SALT-FAAMA. (Foto: NuCom)

Ao encontro desse pensamento, o pastor Carlos Flávio, diretor do SALT-FAAMA afirma: “Esse é um momento especial que combina três oportunidades: (1) reafirmar a convicção do chamado divino ao sagrado ministério; (2) ouvir, refletir e internalizar orientações essenciais para a formação ministerial; e (3) receber incentivo e apoio para perseverar em família no serviço à causa de Cristo. Que o resultado dessas experiências, para cada participante, seja a renovação de seu compromisso com Deus, Sua Palavra e Sua Igreja.”

Na visão do pastor Ricardo Ferrer, diretor ministerial do SALT-FAAMA, o Concílio é  uma oportunidade para compartilhar as experiências, aprendizados e aspirações. Ele afirma que com a unidade é possível encontrar novas maneiras de fortalecer o ministério e servir melhor ao nosso Senhor Jesus Cristo. “Que o Concílio possa ter nos proporcionado uma visão renovada e um compromisso reforçado para o nosso chamado ministerial”, ele conclui.

O sentimento de confirmação, renovação e crescimento também impactou os alunos do curso Bacharelado de Teologia, dentre eles, Jailson Agnelo, aluno do quarto ano. Para ele o  Concílio Ministerial é de grande importância, pois evidencia os desafios contemporâneos enfrentados no ministério, além de fornecer ferramentas valiosas para atuar em prol do Reino dos céus. O aluno ainda destaca a necessidade de possuir uma família exemplar, a fim de auxiliar outros indivíduos a conhecerem a Deus e vivenciarem uma experiência genuína com o SENHOR.

O Concílio também foi profundamente abençoado com a participação do pastor Ademar Menezes e sua esposa. Ambos enriqueceram o programa ministerial ao contarem sobre suas experiências pastorais nos 36 anos de ministério do casal. O pastor jubilado, deu destaque para sua experiência como pastor na região amazônica, onde teve inúmeras histórias de fé e milagres na famosa transamazônica. Ele afirmou ter ficado muito feliz em participar do Concílio e poder falar para jovens pastores em formação, além de ter recordado o seu tempo em que cursou o teológico na década de 70. O pastor Ademar conclui dizendo: “que permaneçamos fiéis e leais a Deus fazendo a obra de Deus e abreviando a volta de Jesus”.