Concílio de Teologandos da MPA

08 de abril de 2024

Em parceria com o SALT-FAAMA a Missão Pará Amapá (MPA) realizou o Concílio de Teologandos da MPA com o tema “Santidade ao Senhor”, nesse domingo, dia 07 de abril de 2024. Estiveram presentes todos os líderes de departamento do campo, com destaque para o Pr. Carlos Bussons, pastor geral da MPA, Pr. Laurentino Andrade, secretário geral geral da MPA, além do diretor geral da FAAMA, o Pr. José Prudêncio Junior. O programa ainda contou com a presença dos professores Pr. Carlos Flavio Teixeira, diretor do SALT-FAAMA, Pr. Héber M. Cruz, coordenador do curso de Bacharelado em Teologia, Pr. Ricardo Ferrer, ministerial do SALT-FAAMA e o Pr. Antonio Pires, diretor do Núcleo de Missões do SALT-FAAMA. Cada departamento apresentou seus respectivos objetivos e  desafios para o ano vigente, visando inteirar os teologandos que realizam práticas pastorais nas igrejas da MPA acerca do planejamento do campo e de como funciona esse planejamento.

Pr. José Prudencio Júnior, diretor Geral da FAAMA; Pr. Carlos Bussons, pastor Geral da MPA. (Foto: NuCom)

Para o Pr. Carlos Bussons, a relevância do Concílio de Teologandos da MPA em parceria  com o SALT-FAAMA se dá na preparação dos alunos de teologia para uma melhor prática pastoral (atividades de extensão ou de estágio) nas igrejas do campo. O pastor geral da MPA relembra que a adminstração da MPA deseja contribuir para uma formação ainda mais completa e suficiente para entregar o futuro pastor aspirante bem mais preparado para desempenhar as atividades que a ele serão atribuídas.

Na opinião do Pr. José Prudêncio Junior, sempre é bom ver a instituição de ensino cumprindo o propósito pelo qual ela existe. Ele continua afirmando que a FAAMA é um centro de treinamento para missionários: “Quando o campo vem, quando o SALT está junto e quando a instituição está unida, percebe-se que o êxito se aproxima. Quando esses três elementos se  unem, a Igreja está preparando um futuro pastor melhor, que vai entender como a Igreja funciona, qual a maneira certa de se fazer o trabalho. Esse trabalho se dá quando o estudante tem a oportunidade de entender  a visão de quem está trabalhando na linha de frente. Momentos como esse são fundamentais para que a Igreja continue no caminho certo do cumprimento da missão”, conclui o diretor geral da instituição.

Departamentais da Missão SALT-FAAMA (Foto: NuCom)

Em consonância com esse pensamento, o pastor Laurentino Andrade reitera que a importância do Concílio pode ser evidenciada nas experiências que os alunos do Seminário podem adquirir, assim, os preparando para a realidade que irão vivenciar por toda a vida ministerial de trabalho na obra adventista.

Alunos do SALT-FAAMA recebendo orientações do Pr. Laurentino Andrade, secretário Geral da MPA. (Foto: NuCom)

Os estudantes também apreciaram muito a contribuição oferecida pela MPA. Segundo o teologando Firmino de Oliveira Fialho, essa foi uma oportunidade de alinhar o curso de trabalho das práticas pastorais à visão do campo missionário em que as igrejas que recebem os estudantes estão inseridas. Assim, uma sinergia saudável entre o seminário e o campo pode ser produzida para o avanço do Reino de Deus. Já o aluno do segundo ano de teologia, João Victor, entende que este Concílio representa a importância do pastor em formação estar alinhado com o campo local (MPA) onde realiza sua prática pastoral. Ele destaca ainda que nesse contexto é perceptível a preocupação que a MPA dá aos alunos do curso de Bacharelado em Teologia do SALT-FAAMA.