Concílio Ministerial dos Formandos “A Identidade da Família Ministerial”

Por: Valdeilson dos Santos Alves
26 de novembro de 2023

Em clima de despedida, os formandos de Teologia participaram nesta sexta e sábado, dias 24 e 25 de novembro, do Concílio Ministerial dos Formandos, que teve por tema: “A Identidade da Família Ministerial”. O programa, que ocorreu já em segunda edição, foi estrategicamente planejado pela equipe ministerial do SALT-FAAMA nos moldes de um concílio convencional geralmente realizado pelas Associações e Missões da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Na ocasião, estiveram participando o corpo docente do SALT-FAAMA, incluindo as esposas dos pastores que atuam como professores do Seminário. Além destes, também marcaram presença o pr. Mark Wallacy, secretário geral da União Norte Brasileira (UNB), acompanhado de sua esposa, o pr. Raildes Nascimento,  Ministerial da União Norte Brasileira (UNB) e o pr. Renato Pereira, pastor já jubilado da Igreja Adventista do Sétimo Dia, com larga experiência no ministério pastoral, e que esteve acompanhado de sua esposa.

Na sexta-feira à noite houve a abertura do Concílio com um programa todo especial, com louvores e participação ativa dos formandos e suas famílias. Na ocasião,  o pr. Antônio Pires palestrou sobre “A Missão da Família Ministerial”, enfatizando a relação de vocação e chamado. Ainda na noite de sexta-feira, o pr. Ricardo Ferrer ministrou uma palestra com o tema “A Jornada da Família Ministerial”, com ênfase na relação no enfrentamento prático das provas e no desenvolvimento de habilidades e resiliência. 

Para o pr. Ricardo Ferrer, Ministerial do SALT-FAAMA, o propósito central de um Concílio de Formandos em Teologia é proporcionar um espaço para os estudantes, através de seus professores, discutirem questões relevantes  de cunho prático com o viés espiritual, além de celebrarem a conclusão de seus estudos teológicos. Também pode servir como um momento de reflexão sobre a vocação ministerial e as responsabilidades que acompanham a formação teológica, ele conclui.

Famílias SALT-FAAMA e UNB (Foto: NuCom)

No sábado, o programa seguiu com louvores, orações e participações especiais, além das palestras. A primeira palestra da manhã de sábado foi ministrada pelo casal Jean e Iraceli Zukowski, sobre “A Educação da Família Ministerial”. Foram seguidos pelo pr. Héber M. da Cruz, que trabalhou o tema “As Finanças da Família Ministerial”. Na sua apresentação, o pastor Héber abordou aspectos bíblicos e do Espírito de Profecia quanto ao trato do ministro adventista com sua vida financeira, e apresentou intervenções sugestivas que podem auxiliar na obtenção de uma vida financeira equilibrada e condizente com o ideal e o propósito missionários do casal ministerial. O sermão ao fim da manhã, intitulado “A Identidade da Família Ministerial: O Ministério que recebi do Senhor Jesus”, foi ministrado pelo pr. Carlos Flávio, no qual apresentou seis características essenciais do ministério pastoral guiado por Deus.

A aluna da AFAM SALT-FAAMA, Franciele Tissei, esposa de um dos formandos, afirmou que todas as palestras tiveram grande contribuição para seu crescimento, mas a palestra que mais lhe impactou foi a do tema sobre educação de filhos, abordado pr. Jean e a Profª Iraceli. “Foram aprendizados importantíssimos que queremos levar para nossas igrejas num futuro próximo e também para nós quando tivermos filhos” ela destacou.

Alunas e professoras da AFAM SALT-FAAMA (Foto: NuCom)

Já Geciele Olímpio, esposa de outro formando e também aluna da AFAM SALT-FAAMA,  afirma ser grata por participar no SALT FAAMA do seu primeiro concílio ministerial em família. “Mais uma vez minha confiança foi assegurada em Deus, que cuidou de nós até aqui e que está na direção de Sua igreja e de cada família pastoral segundo os Seus santos propósitos. Fomos orientadas sobre a cooperação da família ministerial, sobre a criação de filhos, sobre como lidar com as finanças e com os vários desafios do ministério. Saímos com a nossa identidade mais forte. Forte no estudo, na vivência e no ensino da Palavra, pois o nosso seminário SALT FAAMA é um seminário em missão”, finaliza.

Ao meio dia as famílias dos alunos e dos professores se confraternizaram num almoço ao bom estilo “junta panelas”, num clima de amizade, carinho e respeito e interação saudável.

Para o formando Keliston Caio o concílio proporcionou uma reflexão profunda sobre a importância do cuidado familiar e destacou a responsabilidade do pastor em compreender que uma família ministerial fortalecida resulta em benefícios significativos para a igreja. Ao zelar pela sua própria família, o pastor estabelece um padrão que se reflete no suporte oferecido à Igreja, ele conclui.

O pr. Paulo Alberto, professor de teologia do SALT-FAAMA, ressalta que espera-se do aspirante ao ministério pastoral adventista que o mesmo desenvolva uma identidade ministerial alinhada com a identidade e missão profética da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Isso passa pelo seu compromisso com a Palavra de Deus, com o Espírito de Profecia, com a ética ministerial e com as diretrizes propostas pela organização, conclui.

Na parte da tarde o Concílio dos Formandos retomou suas atividades com louvores especiais e oração. Continuando o programa, as professoras da AFAM SALT-FAAMA trabalharam o tema: “O Tempo e a Família Ministerial”, discutindo perspectivas acerca da qualidade de tempo no ministério pastoral. Ainda na parte da tarde, o pr. Mark Wallacy apresentou o tema “O Cuidado da Família Ministerial”, enfatizando os perigos no ministério que mais acometem pastores atualmente. Em seguida, o pr. Raides abordou o tema “Os Desafios da Família Ministerial”. E a última palestra do Concílio Ministerial de Formandos foi apresentada pelo pr. Renato Pereira, que atualmente é pastor jubilado: “A Vitória da Família Ministerial”. Nela, o pr. Renato trabalhou conselhos práticos para obter sucesso no ministério pastoral, com contribuições da sua esposa, a professora Leodeni.

A professora Leodeni Costa ressaltou que aqueles que estão começando o ministério sempre devem olhar para Jesus, o maior modelo e procurar seguir o método que Ele ensinou, buscando se misturar com as pessoas, observar as suas necessidades, procurar atender mesmo que tenha condições limitadas ao atender, estando sempre disponível para ouvir as pessoas mais do que falar. E “ame as pessoas, quando a gente ama aí tudo vai melhor”, finaliza.

Para o pr. Raildes os teologandos precisam responder ao chamado de Deus como Abraão e Moisés responderam. “Agora quando vem o chamado da Igreja, tudo bem que a Igreja tem seus princípios, mas o chamado é primeiramente de Deus. O conselho que dou aos formandos é que leiam bastante as orientações da Igreja e tente fazer tudo aquilo que Deus está pedindo para você e serás a pessoa mais feliz no ministério.” conclui.

Pr. Paulo Alberto, docente em A.T; pr. Tiago Dias, docente em N.T; pr. Héber M. Cruz, coordenador SALT-FAAMA; pr. Antônio Pires, diretor do Núcleo de Missões SALT-FAAMA; pr. Mark Wallacy, secretário geral UNB; pr. Raildes Nascimento, Ministerial UNB; pr. Carlos Flávio, diretor SALT-FAAMA; pr. Ricardo Ferrer, Ministerial SALT-FAAMA. (NuCom)

O pr. Mark Wallace lembrou que a Igreja precisa de referências e mais do que nunca o líder é uma referência. “E quando a gente, que já passou por algumas coisas como líderes, vem para um encontro como esse que ‘simula’ um Concílio Ministerial, nós estamos dando referências para que os nossos líderes sejam referência na Igreja que eles irão trabalhar ou nos lugares onde eles irão trabalhar. Portanto, a iniciativa do SALT-FAAMA em proporcionar este encontro é dar a eles a oportunidade de obter essas referências, adaptar a sua realidade e assim somar com a experiência pessoal para que possa ser uma benção para a Igreja” finaliza ele.

No encerramento os professores e convidados responderam às perguntas dos participantes, sobre tópicos abordados nos dois dias de Concílio.