“Igreja Viva” foi o tema II Simpósio de Escola Sabatina neste semestre

Por Valdeilson dos Santos Alves
13 de outubro de 2023

Nessa sexta-feira, dia 13 de outubro de 2023 ocorreu, como parte das atividades do curso de Bacharelado em Teologia do SALT-FAAMA, o II Simpósio de Escola Sabatina, com o tema “Igreja Viva”. Na ocasião, o SALT-FAAMA recebeu o pastor Bill Quispe, responsável pelo Ministério Pessoal e Escola Sabatina (MiPES) em todo o território da Divisão Sul-Americana, além dos pastores Daniel Carvalho, responsável pelo departamento no território da União Norte Brasileira (UNB), Fábio Tavares e  Ribamar Diniz, representando a Associação Norte do Pará e a Missão Pará Amapá, respectivamente.

O clima de ênfase na Escola Sabatina como estrutura missionária da Igreja foi dado já no início da programação, com a palestra do pr. Ribamar Diniz. Ao abordar o tema “A Escola Sabatina e a reorganização missionária do adventismo”, o pr. Diniz  relembrou os alunos de teologia e docentes presentes a necessidade de voltarmos à orientação profética quanto à estrutura de missão da Igreja.

Já o plano de ação da Escola Sabatina desenvolvido em todo o território da Divisão Sul-Americana,  formado por oito países do continente, foi descrito pelo pr. Bill Quispe em sua apresentação. Nas palavras do pr. Quispe, a igreja tem uma missão: pregar o evangelho. Mas essa missão, ele afirma, deve ser pregada com a participação de cada membro da igreja. E historicamente Deus criou uma escola para treinar estes membros chamada Escola Sabatina. Em cada sábado e em cada classe, os irmãos se preparam não somente para ensinar a lição, mas para cumprir a missão de maneira pessoal.

Pr. Bill Quispe, líder de Escola Sabatina para o território da Divisão Sul Americana (Foto: João Vitor da Silva Alves)

Ainda segundo o diretor de MiPES da Divisão Sul-Americana, temos um desafio hoje, que é a retomada desta visão missionária que os nossos pioneiros tinham da Escola Sabatina, a fim de que ainda neste tempo a Escola Sabatina volte a ser o coração da Igreja e a principal estrutura de missão através do estudo da lição e dos professores pastoreadores que levam nossas unidades de ação a ganharem almas para Jesus.

O pr. Daniel Carvalho apresentou o programa da Escola Sabatina na UNB, mostrando como o departamento tem se desenvolvido em todo o campo, além de expor as metas e desafios para o ano de 2024. O pr. Daniel lembrou que a UNB tem um projeto de trabalho cuja ênfase é a Bíblia, cujo slogan é  “Fortes  na Palavra”. “E quando se olha para este projeto na UNB, se remete à Escola Sabatina”, ele afirma, “porque ela é forte no ensino que prepara para a missão”. Para ele, em termos práticos, a UNB está trabalhando com o projeto Escola Sabatina Viva. E para os próximos anos tem-se um programa de incentivos para a classe dos professores, as ofertas missionárias, o incentivo aos estudos bíblicos, aos batismos, a visitação realizada pelo professor, o incentivo ao pastoreio, entre outras tarefas elencadas dentro um arcabouço de desafios. “A igreja”, completa o pr. Daniel, “ao experimentar isso, já será reavivada”.

Pr. Daniel Carvalho, líder de Escola Sabatina para o território da União Norte Brasileira (Foto: João Vitor da Silva Alves)

Para o aluno Cesar Johunson, oficial de Missão Estudantil SALT-FAAMA responsável por auxiliar os estudantes de teologia nesta área,  os simpósios sobre temas práticos da vida da igreja são essenciais para formar futuros pastores, permitindo aprimorar habilidades práticas e adquirir conhecimentos relevantes. Ainda de acordo com ele, estes programas realizados pelo Seminário em parceria com as diferentes organizações da Igreja proporcionam um ambiente enriquecedor onde os futuros pastores podem ampliar seu conhecimento teológico prático, entender desafios contemporâneos, desenvolver habilidades de comunicação e liderança, e aplicar princípios éticos e bíblicos.