Culto de Envio dos Evangelistas do terceiro ano de Teologia

Por: Valdeilson dos Santos Alves
30 de setembro de 2023

Após terem realizado duas das três etapas do Evangelismo Escola; completado um mês intensivo de aulas e mais 21 dias de evangelismo de casa em casa, e à noite na tenda, finalmente chegou o dia do Culto de Envio dos estudantes do sexto período do Curso de Bacharelado em Teologia. Agora os alunos terão pela frente dois meses de estágio curricular supervisionado em evangelismo público junto às igrejas e campos em que eles respectivamente serão distribuídos.

O Culto de Envio é um programa especial que ocorre todos os anos como um culto de consagração e envio dos alunos do sexto período (terceiro ano) de Teologia para cumprirem o estágio de dois meses nos campos da Igreja. O estágio nos campos é uma oportunidade ímpar de crescer e pôr em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula, nas práticas simuladas do primeiro ao quinto períodos e no Evangelismo Escola realizado como parte do treinamento intensivo nos dois primeiros meses do sexto período do curso.

Alunos da 12ª turma do Curso Bacharelado em Teologia SALT-FAAMA (FOTO: NuCom)

Para o aluno Carlos Davi, discente do terceiro ano e que participou ativamente do programa, o Culto de Envio foi uma experiência marcante.  Das mensagens musicais à exposição bíblica, tudo deixou o coração queimando pelo desejo de ir contar aos outros sobre as maravilhas de Deus. O programa relembrou ao aluno, segundo sua própria afirmação, o propósito central do curso de Teologia e do ministério pastoral adventista.

O supervisor do Núcleo de Missões e da Missão Estudantil SALT-FAAMA, pr. Antônio Pires, que também é professor no SALT-FAAMA, o Evangelismo Escola oportuniza um maior tempo para desenvolver as competências missionárias entre os alunos. Isto ocorre através de um programa de preparação em que o docente supervisor pode trabalhar com o aluno três etapas importantes para o aprendizado que são: ensinando a fazer, fazendo juntos e permitir que eles saiam e façam sozinhos sob supervisão do docente e do evangelista local. “É uma grande oportunidade do docente estar junto aos alunos e fazer correções ao longo do processo”, afirma o docente, “além de ser uma ótima oportunidade para um dinâmico discipulado”.

O programa do Culto de Envio deste ano contou com apresentações do Coral de Câmara do SALT-FAAMA, e de um coral feminino formado pelas esposas dos alunos do sexto período, além da tradicional entrega da tocha missionária e da Bíblia pela Missão Estudantil atual aos líderes da turma que está sendo enviada para o estágio de evangelismo. Ao retornarem ao final do ano, os alunos desta turma participarão de uma reunião de nomeações em que escolherão a próxima equipe de Missão Estudantil, e entrega simbólica da tocha e da Bíblia já sinalizam essa transição e ao mesmo tempo a continuidade entre as turmas na responsabilidade evangelística do curso.  A exposição da palavra de Deus ficou a cargo do diretor do SALT-FAAMA, pr. Carlos Flávio.

Coral formado pelas alunas terceiranistas da AFAM SALT-FAAMA (FOTO: NuCom)

Para o pr. Carlos Flávio, diretor do SALT-FAAMA, o culto  de envio é uma oportunidade significativa para os docentes e discentes de manter o foco na identidade, unidade e missão bíblico-profética da Igreja Adventista do Sétimo Dia. “Esse é um dos momentos que nossa vocação profética missionária se consolida e se fortalece na interação teórico-prática no processo de ensino-aprendizado da educação teológica”, conclui.