As grandes questões da origem humana e das relações com o sagrado sempre inquietaram as mentes brilhantes. Desde a metafísica como ramo de estudo da Filosofia até a recente formulação das Ciências da Religião, o estudo de textos e tradições sagradas tem ocupado o tempo e os esforços de estudiosos de diferentes áreas do conhecimento desde os tempos antigos. No contexto cristão, o estudo da Bíblia Sagrada como revelação divina, e o exercício de interpretar suas declarações a respeito de seu Autor, Deus, e da relação dEle com os seres humanos enquanto seres criados, caídos e em processo de redenção, tem sido denominado Teologia.
Teologia e o Ensino Superior
A Teologia é uma das mais antigas áreas do conhecimento no Ocidente. Na história do Ensino Superior, a Teologia figurou por muito tempo como o curso superior predominante, seguido de cursos relacionados ao estudo das leis (precursores do Direito), da lógica e medicina. Algumas universidades famosas, como Harvard por exemplos, foram iniciadas a partir de escolas destinadas ao preparo de futuros ministros ou pastores protestantes. No Brasil, o estudo da Teologia foi reservado às instituições confessionais, católicas ou protestantes, denominadas seminários, durante muitos anos. Embora muitos cursos oferecidos nestes seminários fossem de um alto nível acadêmico, equivalente ou algumas vezes superior aos oferecidos nas faculdades de outras áreas, não tinham reconhecimento governamental como ensino superior, sendo considerado portanto cursos livres.
Hoje, entretanto, a área da Teologia está inserida como curso superior no Sistema Federal de Ensino no Brasil, tornando o teólogo um acadêmico reconhecido e com maior abrangência quanto a sua área de atuação. Além disso, a formação em Teologia hoje é valorizada além dos espaços unicamente religiosos ou igrejas, permitindo atuar em instituições educacionais, de saúde, militares, ONGs, e nos serviços de capelania, mediação de conflitos, liderança, serviço social, e até mesmo em empresas estatais e privadas, além de editoras, na produção de revistas e livros voltados para a religião e em produtoras de conteúdo religioso para setores de comunicação e entretenimento.
Situação legal do curso
O curso de Bacharelado em Teologia do SALT-FAAMA está reconhecido pelo MEC desde março de 2023. Na ocasião, foi avaliado com nota 4, na escala de avaliação do MEC que vai de 1 a 5.
Reconhecido pela Portaria MEC nº 31, de 27/03/2023, publicada no D.O.U. em 28/03/2023, na Edição nº 60, Seção1, páginas 29 e 30.
Autorizado pela Portaria MEC nº 30, de 20/01/2017, publicada no D.O.U. em 23/01/2017.
Perfil do curso
Trata-se de um curso de bacharelado regular, com duração de quatro anos, carga horária e demais elementos legais dispostos conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Teologia, com características confessionais próprias, como previsto nas próprias DCNs. É mantido por instituições da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
MODALIDADE
O curso é presencial, de turno integral.
DURAÇÃO
O curso tem duração de 4 anos (organizados em 8 semestres), e o limite para integralização do curso é de 7 anos (14 semestres).
LINHA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA
O curso de Bacharelado em Teologia na FAAMA, em virtude da localização geográfica e do contexto sócio-político-cultural-ambiental em que esta IES está inserida, prepara profissionais vocacionados a partir da perspectiva filosófica educacional confessional adventista, para atuar primordialmente como pastores, embora não exclusivamente, na região Norte do país.
Neste sentido, a formação específica que é dada neste curso, tanto no eixo interdisciplinar como nos eixos teórico-prático e complementar, visam dar ao egresso um preparo adequado para o atendimento às comunidades de uma sociedade multicultural, com características peculiares, que incluem os ribeirinhos, os indígenas, os habitantes vilas rurais, migrantes e os moradores dos centros urbanos.
PROJETO PEDAGÓGICO
A aplicação prática do conhecimento teológico com o fim de promover o desenvolvimento das comunidades de fé é uma premissa deste curso. Tanto os componentes curriculares mais teóricos como os essencialmente práticos convergem para uma formação equilibrada, solidamente fundamentada nos ensinos bíblicos, fortemente equipada para a prática, afim de que o egresso seja útil para a igreja e para a aplicação nos diversos ministérios cristãos. Estes princípios essenciais são desenvolvidos amplamente a partir das diretrizes descritas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
MATRIZ CURRICULAR
A matriz curricular vigente é organizada a partir de eixos previstos nas DCNs de Teologia: Formação Fundamental, Formação Interdisciplinar, Formação Teórico-Prática e Formação Complementar. Seus componentes curriculares abrangem os diferentes conteúdos necessários para a formação pastoral nas áreas bíblica, sistemática, aplicada e nas disciplinas auxiliares.
São ainda exigidas 216 horas de Estágio Supervisionado, 200 horas de atividades complementares e 304 horas de atividades extensionistas e de Iniciação Cientifica previstas no currículo formativo, além da elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso. Nas atividades de extensão junto à comunidade os alunos são acompanhados pelos professores em projetos missionários, evangelísticos e de desenvolvimento humano e social em diferentes realidades e geografias. Além disso, como parte das atividades dos Projetos de Iniciação Científica, os alunos aprendem e praticam a arte da pesquisa acadêmica enquanto auxiliam nas pesquisas dos professores.